A alimentação e o bronzeado


A alimentação tem influência em todos os aspectos do corpo, incluindo o bronzeado. O fato é que o consumo de alguns itens pode colaborar para a conquista de uma cor mais bonita e duradoura. Outros alimentos podem ainda ajudar a proteger a pele contra os raios solares.

Alguns alimentos aceleram o processo de bronzeamento da pele porque contêm vitamina A e betacaroteno. Essas substâncias contribuem para a produção de melanina e ajudam a conquistar a cor.

Habitualmente, os produtos alimentares mais coloridos que possuem betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante, ajudam o organismo a produzir melanina, substância que dá cor à pele. Para conseguir resultados, basta ingerir duas a três vezes por semana alimentos que contenham esta substância. Veja alguns alimentos para inserir na dieta nesses dias que antecedem o verão:

Manga: Rica em vitaminas, este fruto faz parte da lista de alimentos que nos ajudam a manter uma pele bronzeada de forma saudável.

Beterraba: A juntar à lista, temos este vegetal, rico em betalaína, um antioxidante natural. Para além de ajudar a bronzear, a beterraba ajuda ainda na prevenção contra o câncer, por exemplo.

Cenoura: A cenoura é rica em betacaroteno e, logo após a digestão, os pigmentos são incorporados. Eles estão ligados à produção de melanina e influenciam na cor ou tonalidade do bronzeado. Manter uma alimentação rica em alimentos alaranjados (mamão, abóbora, laranja…) durante o verão e a exposição ao sol prolonga o efeito.